Entrevista com Sensei Carlos Alberto (Carlinhos) Presidente da LJP

13/02/2012 14:07

 

Sensei Carlos Alberto dos Santos

Presidente da Liga de Judo Paulista.

LIGASDEJUDO - A EQUIPE LIGASDEJUDO.COM AGRADEÇE A ENTREVISTA PRESIDENTE CARLOS ALBERTO.

LIGASDEJUDO - QUANTOS ANOS DE PRÁTICA DE JUDO SENSEI? PORQUE COMEÇOU A PRATICAR?

 Iniciei no Judô com 11 anos em São Bernardo do Campo, com Sensei Hatiro Ogawa em um Projeto da Prefeitura. Após isto, vim para São Paulo e passei pela Academia dos Irmãos Ono , na Av Brigadeiro Luis Antonio, em seguida fui treinar no São Paulo Futebol Clube , como militante e  no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisas, sob a orientação do Sensei Catalano. Hoje estou com 43 anos, muitos deles dedicados à Educação Física e ao Judô. Sou formado em Educação Física pela Universidade do ABC.  São 32 anos desde o início da prática, porém estive afastado por um período. Comecei a praticar porque na época , a Prefeitura Municipal de São Bernardo, oferecia aulas de forma gratuita, o que considero muto importante, para que uma modalidade tenha adeptos e não seja elitista. 

LIGASDEJUDO - O SENHOR É RESPONSÁVEL PELO JUDÔ DE ITAPEVI, ONDE ACHA QUE PODERIA MUDAR NO AMBITO DE INCENTIVO POLÍTICO FINANCEIRO?

Em Itapevi, estou desde 1999, qdo fui convidado a desenvolver um Projeto de Esportes. Notei então, que caberia uma experiência com o Judô, pois na cidade não havia nenhum tipo de atividade voltada para o mesmo. Em 13 anos, após um início com muitas dificuldades, notamos que o Judô desenvolveu-se muito: passamos de 50 alunos para cerca de 300. Com a entrada da atual administração pública, que aconteceu em 2005 com a  Prefeita Dra Ruth, passamos a ter um apoio antes nunca visto e conseguimos as parcerias que hoje nos dão sustentação:

* Liga de Judô Paulista e

* Escola de Educação Física da Polícia Militar).

Com isso conseguimos proporcionar um Judô de qualidade a um número significante de crianças e jovens. 

LIGASDEJUDO - NO BIENIO 2012/2013 SERÁ SEU MANDATO NA LIGA DE JUDO PAULISTA, QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS PARA SUA GESTÃO ?

Minha passagem pela LJP, iníciou-se em 2005, através do Prof. Francisco Rosa. A partir desta data, vieram pessoas fundamentais no caminho que trilhei até os dias de hoje, a quem devo muito, são eles:

* Prof. Manoel Esperidião,

* Prof. Campos,

* Prof. Fernando Okubo,

* Prof. Davi,

* Prof. Ricardo Robson, atual Vice Presidente da LJP. 

* Prof Leitão, enfim ao grupo que até hoje permanece mostrando o melhor caminho a ser seguido.

 

Pretendemos neste Biênio 2012/2013, continuar o que foi feito até agora, e melhorar o que for possível.  Acredito que o Judô, assim como outras tantas modalidades, deveriam receber mais apoio dos orgãos municipais, estaduais e federais, independente de suas siglas, e por isso vamos lutar.  Penso em um Judô eficiente competitivamente, eficaz quanto a seu prinípios educativos, mas acima de tudo acessível aos menos favorecidos.   

LIGASDEJUDO- COMO DEFINIRIA O SISTEMAS DE LIGAS NO BRASIL?

Quanto ao sistema de Ligas no Brasil, vejo um futuro promissor, pois o crescimento dos últimos anos comprova tal fato. O amparo legal existe, e tem que se fazer valer,independente de qualquer tipo de reconhecimento que não venha a ocorrer. O trabalho de levar o Judô a um público que antes não tinha acesso, hoje é uma realidade. 

LIGASDEJUDO - MUDARIA ALGO NO CENÁRIO DAS LIGAS NO BRASIL E NO MUNDO?

Em tese sim, acredito muito nas pessoas que hoje comandam o sitema de Ligas. Porém o reconhecimento dos orgãos competentes para igualar o sistema de Ligas, ao de Confederações, seria uma atitude  muito sensata, pois já passou da hora. 

 
LIGASDEJUDO - O SISTEMA DE LIGAS NO BRASIL TEM CRESCIDO DE FORMA IMPRESSIONANTE, O SENHOR ACHA QUE ESTE CRESCIMENTO E DEVIDO TENTAR SE APROXIMAR DE UM FORMATO JÁ EXISTENTE
OU POR DESENVOLVER UM CAMINHO PROPRIO BEM SUCEDIDO?

Creio que divergências sempre existirão, porém o Sistema de Ligas tem se mostrado em um caminho novo, principalmete no que diz respeito  ao  custo benefício,pois tornou o Judô mais acessível.  Precisamos aguardar mais um tempo para ver como as coisas irão se desenrolar.  
 
LIGASDEJUDO - A VISÃO DO PROFESSOR CALOR ALBERTO COMO PROFESSOR, MUDOU OU CONTINUA A MESMA PARA O PRESIDENTE CARLOS ALBERTO?

Minha visão hoje, como Presidente da LJP é a mesma que já me guia a alguns anos: "Trabalhar em benefício do próximo, e do coletivo sem pensar em cargo ou vaidades pessoais". Eu nunca pretendi ser Presidente da LJP, apenas procurei fazer o melhor que podia para meus alunos e para a LJP,  sem nunca prejudicar a ninguém, e parece que esta receita deu certo, portanto não há o que mudar.   

LIGASDEJUDO - QUAL A MENSAGEM QUE O PRESIDENTE DA LIGA DE JUDO PAULISTA GOSTARIA DE DIZER AO PAULISTAS E AOS JUDOCAS DE TODO BRASIL?

Minha mensagem aos Judocas, familiares e amigos da Família Judô, é:

"Pretendo honrar a confiança que depositaram no meu trabalho, e na atual Diretoria da LJP. Iremos continuar lutando para fazer com que o Judô, seja parte da vida de todos nós, de forma que traga prazer e conquistas coletivas".

LIGASDEJUDO - A EQUIPE LIGASDEJUDO.COM AGRADEÇE A CONFIANÇA E A ENTREVISTA SENSEI.O SITE WWW.LIGASDEJUDO.COM SEMPRE ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS AO JUDÔ E AO ESPORTE.

Muito obrigado. Prof. Carlos A. Santos  

 

Fonte : www.ligasdejudo.com

—————

Voltar